Em entrevista, personal trainer falou sobre vitórias recentes conquistadas no fisiculturismo
O personal trainer Allamberg Tavares inicia uma nova fase em sua vida. Em entrevista concedida ao Sarados do Brasil na tarde deste domingo, dia 06, o paulistano de 26 anos, 1,75 m e 75 kg contou o que o levou a abandonar as competições de fitness para iniciar uma nova carreira promissora no fisiculturismo.
O atleta, que foi Campeão Men's Physique do Troféu Praia Grande e do Mister Guarujá 2013, contou como se preparou para as competições nos últimos meses.
Entrevista
Há quanto tempo começou a sua preparação para o Mister Guarujá?
Na verdade, comecei a minha preparação em julho, visando os campeonatos da IFBB: II Troféu Cidade de Praia Grande de Musculação e Fitness, 1⁰ Campeonato de Fisiculturismo Aberto de Limeira, VI Mister Guarujá de Musculação e Fitness, Expo Nutrition e 9ª Copa Litoral de Musculação e Fitness.
Você participou da mesma categoria em todas as competições? Quantos troféus já conquistou?
No fisiculturismo só competi na Men's Physique. Participei de três competições e conquistei dois troféus de campeão [Praia Grande e Mister Guarujá] e um troféu de vice-campeão [Aberto de Limeira].
Há quanto tempo você pratica musculação?
Há 12 anos.
Quando você iniciou a sua carreia no fisiculturismo? Porque abandonou as competições de fitness?
Tentei cinco vezes ser campeão no Concurso Garoto e Garota Fitness, mas apenas consegui cheguei à final em todos eles. Pedi direção à Deus e depois de ouvir conselhos de especialistas e competidores, como Norton James Murayama, decidi entrar para o fisiculturismo. Me apaixonei pela categoria Men's Physique.
Allamberg concorreu ao título de Garoto Fitness Brasil 2012 (à esquerda) e Garoto Fitness São Paulo 2013 (à direita) Foto: Bauer Studio / Enio Tosta - Fitness Model Agency |
Como foi que você conheceu o Marcelo Bueno, o seu preparador físico?
Há quatro anos, soube que o Marcelo preparava atletas para o campeonato Fitness Universe Weekend, em Miami e Las Vegas, que possui exame anti-doping. Pensando em minha saúde, comecei a pesquisar as estratégias de alimentação, treinamento e suplementação que ele utilizava e comecei a competir com essas informações indiretas. Há um mês, fui apresentado a ele através do meu amigo, o João Amorim, que treina na academia onde trabalho.
Você criou o slogan "Supere seu eu" que o ajudou a superar os momentos difíceis durante a sua preparação. Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou nesse período?
A maior dificuldade que enfrentei foi conciliar trabalho com preparação, pois o atleta deve repousar, treinar e se alimentar muito bem para obter o máximo do resultado. Daí que veio o slogan: "Supere seu eu".
Eu enfrento 3:40 h todos os dias no transporte público para chegar ao trabalho. Acordo geralmente às seis da manhã, vou dormir à meia noite e tenho escalas de trabalho no final de semana. Me alimento no ônibus, trem ou metrô e, às vezes, até andando!
Allamberg criou o slogan "Supere seu eu" Foto: Divulgação |
Como você conseguiu reservar tempo para se preparar para as competições? Quantas vezes treinou por semana?
Não agendei aulas de personal trainer no horário do meu treinamento, entre 15 e 17 horas. Treinei seis vezes por semana.
Que métodos de treinamento você utilizou durante a sua preparação?
Usei os métodos Bi-set, Tri-set, super série, exaustão, drops, falha excêntrica, super lento, série simples, pirâmides.
Que mudanças você fez em seu treino ao mudar da categoria fitness para a Men's Physique?
Com a mudança, meu treinamento ficou mais intenso. Aumentamos muito as cargas e acrescentamos todos os esses métodos citados. Focamos nas características da categoria: ombros um pouco mais largos, costas em formato V e cintura fina.
E a sua alimentação? Saiu alguma vez da dieta?
Foi totalmente regrada, segui à risca. Não saí da dieta nem nos finais de semana. Depois do Troféu Praia Grande, fiz apenas três dias de off. Após o Aberto de Limeira, não fiz nada. Depois Mister Guarujá, também fiz só três dias de off.
Allamberg ergue o troféu de Campeão Men's Physique do II Troféu Cidade de Praia Grande de Musculação e Fittness Foto: Alan Azevedo |
Você faz fase zero carbo ou zero sal?
Não faço carbo zero nem corto o sal, apenas diminuo a quantidade dos dois.
Você investiu em suplementação?
Assim como no treinamento existe uma programação (chamamos de periodização), a suplementação não foi diferente. Elaboramos uma periodização com suplementos importados para essas três competições e vamos elaborar outra programação para as duas futuras, a Expo Nutrition e a Copa Litoral.
Você é a favor do uso controlado de anabolizantes para atletas em competição? Já usou anabolizante alguma vez?
Nunca utilizei esteróides anabolizantes e respeito quem opta por usar essa estratégia. Na minha carreira como atleta eu não utilizarei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário