Em entrevista, fisiculturista diz como reverteu sua condição física e se tornou um campeão
No dia 28 de março, o carioca Arthur Soares iniciou a carreira de fisiculturista no Campeonato Estreantes IFBB-RIO 2015 (1ª Fase), realizado no Tijuca Tênis Clube. Em sua estreia, o atleta de 22 anos, 1,68 m e 74 kg conquistou o título de Campeão Bodybuilding Juvenil Overall até 75 kg.
Em entrevista ao Sarados do Brasil, Arthur revela que já foi obeso e que conviveu com o excesso de peso desde a infância. Ele diz como reverteu sua condição física com a ajuda de seu treinador e como a sua paixão pelo fisiculturismo o levou a se tornar um campeão.
Entrevista
01 - Olá Arthur! Como foi a experiência de ter sido Campeão Bodybuilding Juvenil Overall já em sua primeira competição?
Foi um momento mágico ganhar a minha primeira competição. E ganhar o Overall foi ótimo, ainda mais para um ex-obeso.
02 - Você era obeso antes de se tornar fisiculturista?
Sim. Eu era obeso há dois anos anos atrás. Pesava 110 kg. Não era sedentário. Jogava futebol uma vez por semana, mas comia muito. Bebia dois litros de refrigerante por dia e comia muito aqueles salgados de lanchonete. Eu também era apaixonado por doces.
"Eu era obeso há dois anos anos atrás" |
03 - Você começou a ficar obeso com quantos anos? Já sofreu bullying?
Desde criança. Sempre fui o gordinho da turma. Não cheguei a sofrer bullying porque era uma pessoa bem sociável, mas não me sentia bem quando tinha que tirar a blusa, principalmente em praias e piscinas, ou até mesmo em dias de calor.
04 - O que levou você a mudar a sua condição física?
No carnaval de 2013 fui a uma praia e me senti constrangido por estar muito gordo. Decidi mudar e coloquei isso como uma meta pra minha vida.
"Me senti constrangido por estar muito gordo. Decidi mudar" |
05 - Como você conseguiu reverter essa situação e se tornar fisiculturista?
Com dieta, treino e aeróbico. Pratico musculação há um ano e dez meses. Com auxilio do meu treinador, o Felipe Riboura, meu corpo começou a mudar rapidamente. Ele viu que eu tinha condições de competir e fizemos um trabalho voltado pra isso.
06 - Em quanto tempo você conseguiu eliminar o excesso de peso?
Nos três primeiros meses, eu consegui chegar aos 88 kg. A partir daí, meu peso foi diminuindo cada vez mais. Lembro que cheguei a perder quase um quilo por semana.
"Cheguei a perder quase um quilo por semana" |
07 - Que dieta você seguiu para chegar ao palco com o shape trincado?
Na verdade, estava em dieta pre contest durante esse tempo todo. Minha dieta consiste em frango, ovo, batata doce e arroz integral, alimentos de baixo índice glicêmico.
08 - Como você conseguiu se controlar durante esse tempo todo sem sair da dieta?
Graças a paixão que sinto pelo fisiculturismo. Eu me apaixonei pelo esporte.
"Eu me apaixonei pelo esporte" |
09 - Durante a sua apresentação, a sua pintura corporal começou a derreter. O que aconteceu?
O ar condicionado do local estava com problema e aí a pintura corporal derreteu. Você pode ver que isso não aconteceu só comigo. Outros atletas também ficaram com o corpo manchado.
10 - Há quanto tempo você iniciou a sua preparação para o Estreantes?
Minha preparação começou no dia 6 de janeiro. Meu treinador não prezou apenas pelo meu emagrecimento. Ele me ajudou a segurar o máximo de músculos para que eu pudesse competir em boa forma.
"O ar condicionado do local estava com problema e aí a pintura corporal derreteu" |
11 - Você esperava que pudesse ser campeão absoluto de sua categoria?
Sinceramente eu não esperava, mas quando eu cheguei ao local e comecei a me pintar todos me olhavam de um jeito diferente. Alguns falavam pra mim no backstage que eu estava bem demais, que ia ser pódio, mas não estava acreditando muito. Quando fui campeão foi um alívio e ganhar o overall foi um presente de Deus. Não esperava realmente.
12 - Qual é a característica da sua categoria? Vai continuar a competir nela?
Para competir na Bodybuilding Juvenil é preciso ter no máximo 23 anos e pesar até 75 kg. Volume, definição e simetria são importantes. Vou continuar a competir nessa categoria. Minha próxima competição será no Mr. Rio, no dia 28 de junho.
Quando fui campeão foi um alívio e ganhar o overall foi um presente de Deus |
Nenhum comentário:
Postar um comentário